top of page
rigattone.jpg

MANGIA CHE TE FA BENE

É de dar água na boca

A culinária italiana é talvez uma das mais atrativas, e a mais incorporada aos hábitos brasileiros, principalmente no Sul e Sudeste, decorrente das imigrações entre 1880 e 1930, em especial em São Paulo.

 

Um dos patrimônios italianos é a gastronomia, muito rica com ingredientes regionalizados, com influência de diversos povos, que transitaram pelo País, que apesar de pequeno na extensão, possui um regionalismo bastante grande.

 

Dentre os povos influenciadores temos os árabes na cozinha Siciliana, com a utilização do açafrão, a berinjela e os doces de marzipã, os espanhóis com ingredientes trazidos das Américas, como o café, batata e cacau.

 

A culinária ao longo do tempo, teve também contribuições bastante fortes da França, Áustria e Hungria.

 

E as massas “pastas”, não são originalmente italianas, tem origem Chinesa e Árabe, porém em Napóles a forma de preparo foi modificada e se popularizou ganhando o nome de “macarrone”, que vem do grego macar, que significa feliz, pois dava energia (https://foodmagazine.com.br/noticia-food-service/gastronomia-italiana). Os molhos vieram bem depois.

 

Os doces têm uma particularidade, com registros na idade média eram feitos pelas freiras enclausuradas, que faziam doces deliciosos, porém para reduzir o pecado colocavam nomes estranhos, como "buoni ma brutti" (bom, mas feio), "ossa di morti" (ossada de morto) e "sospiri" (suspiros).

 

Dentre os famosos temos: 

 

  • Crespelle Facite di Mele in Salsa di Sidra = Panqueca de maçã na calda de sidra;

  • Cestino di Mousse al Cioccolato e Caffè = Mousse de chocolate e café;

  • Tiramisu.

      https://www.portalsaofrancisco.com.br/culinaria/culinaria-italiana

 

Mas certamente não temos como falar de tantas delícias advindas da Itália, mas o Chef tem um menu para recomendar, que tal uma massa caseira:

Um TALHARIM CASEIRO, GRANO DURO, REPLETO DE MOLHO NAPOLITANO

 

Muito simples, mas com um sabor bem italiano. Tomates frescos, devidamente incorporados ao mais puro azeite de sua preferência, com alguns dentes de alho (não pode fritar muito, só queremos o leve sabor), algumas azeitonas pretas e claro, folhas do famoso "basile" (nosso manjericão verde).  Isso, simples né?

 

Posso garantir que você não precisa mais que 15 minutos para preparar esse molho italianíssimo para finalizar  essa maravilhosa massa. 

 

Caso queira outras opções, com outras variedades desta culinária tão rica, nos fale.

Deixe aqui sua experiência gastronômica, a que mais lhe marcou ou seu comentário - clique aqui

Ícone Correio Circular
bottom of page