
Páscoa Mexicana
Fé e Festa
O México é conhecido por ser um país festeiro.
Mas as festas nessa época são recheadas de muita religiosidade. As festividades são realizadas por duas semanas de feriado. A semana santa propriamente dita e a semana seguinte do domingo de Páscoa. Até mesmo as crianças têm duas semanas de férias nesse período, utilizado para as famílias se encontrarem.
O espancamento do judas é um ato de extrema importância, representados pelas pinatas com semelhança de Judas, as quais são queimadas em sinal de repudio pela traição à Jesus Cristo.
Inúmeras procissões e encenações da Ressurreição de Jesus são praticadas cidade a fora. A abstinência de carne durante o período de 40 dias também é comum no país. A “Via Crucis” também é realizada na no México, sendo bem reais como aqui no Brasil. A missa do domingo de Páscoa é uma obrigação de participar mesmo que seja pela TV.
Apesar do chocolate ter sido descoberto no México, o que menos se vê nessa região são os ovos e coelhinhos da páscoa. Os ovos aqui são de galinhas, coloridos e recheados de confeites. Amarrados com uma fita, os mesmos são enterrados em diversos locais. As crianças partem para a guerra de ovos e saem a caca desses, exatamente como outros países.