CULINÁRIA PELA VIDA - É FUNCIONAL
Comer é uma questão de estilo
Somos o que comemos
Mas o que é alimentação funcional? Muitos acreditam que seja a eliminação de lácteos, glúten, a ampliação de proteínas, o consumo de “gorduras boas”. Mas será exatamente isso?
Comida funcional é aliar o sabor e requinte da gastronomia à nutrição, em busca de saúde.
Tem o objetivo de considerar na elaboração dos pratos, as delícias preparadas pelos chefs com alimentos nutritivos, com funções fisiológicas, que promovam a recuperação da saúde ou a prevenção de doenças. No extremo, busca a qualidade de vida.
O Brasil reconhece como funcionais todo aquele alimento que possui Ácidos Graxos, Carotenoides, Fibras Alimentares, Fitoesteróis, Polióis, Probióticos e Proteína de Soja.
Pesquisas indicam que ocorre uma boa atividade biológica com o consumo de frutas e hortaliças, portanto na gastronomia funcional esses alimentos tem espaço e alvo garantido na criatividade dos chefs
Os temperos não são somente acessórios ótimos, muitos têm princípios ativos importantes e benéficos para nosso corpo.
Desde a época dos navegadores, as especiarias estavam em alta conta, pois ajudava na conservação dos alimentos. Atualmente muitas são usadas não somente para dar cor e sabor aos pratos, mas são grandes aliadas da saúde e emagrecimento.
Que tal começar a incorporar a culinária funcional, a dica do Chef é: buscar alimentos fáceis de preparar mas que sejam muito benéficos à nossa saúde.
Um exemplo bom é o ESPAGUETE DE ABOBRINHA:
Pode ser servido em qualquer ocasião, sendo uma excelente fonte de fibras e combinado com alguns super temperos, pode trazer mais benefícios ainda. Ele pode ser feito simplesmente com óleo de coco ou azeite. E que tal fazer com manteiga vegana e deixá-lo ao dente?
Também podemos fazer um espaguete com molho bechamel, mas nesse caso com leite de amêndoas ou castanhas. Para adicionar mais saúde, um pouco de cúrcuma que é anti-inflamatório e antioxidante.
Dê mais COR E VIDA À COMIDA E MAIS VIDA À SUA VIDA.