
THAI - Culinária Exótica e Criativa
Hábitos diferentes com alegria à mesa
É longe daqui, com uma cultura muito diferente da nossa, a Tailândia, Ratcha Anachak Thai, país no sudeste da Ásia e que tem o Budismo como sua religião oficial.
País com hábitos exóticos, com influências da Índia, China e Camboja, onde tirar os sapatos, usar roupas discretas para entrar nos templos e ter pelo menos um
apelido entre amigos e familiares o faz ser marcante e alegre.
O respeito e alegria começa pela saudação, o “wai”, que é como um “oi” ou “bem-vindo”, com as mãos postas na frente ao peito e com reverência, que é paz.
O povo Tailandês é hiper hospitaleiro, a palavra de ordem é “sanuk”, que é diversão. Por isso é o país conhecido como a Terra do Sorriso.
Gostam de festas, dentre as quais o Festival das Luzes, ocasião que se pede boas energias, por meio de oferendas colocadas em barquinhos feitos com folhas de bananeira e soltos no rio Chao Phraya. Essa festa acontece em novembro.
A culinária além de exótica é criativa e tem no seu preparo toda a delicadeza e capricho na apresentação, com a mistura de cores, cheiros e sabores, criando um show aos olhos.
A preocupação com a apresentação sempre impecável, vem da Corte Real, usando na decoração tomates, papaias e cebolas que funcionam como decoração.
O forte da gastronomia Thai é a ousadia nos temperos, o forte é a utilização de frutos do mar, porém os pratos a base porco e frango também são diversos.
O arroz é o carro chefe da alimentação e base de vários pratos, na capital Bangkok, o Pad Thai está em todos os cantos, prato mais famoso do país, que pode ser doce ou mais ácido, com versões vegetarianas, regados ao molho de tamarindo e peixe que dão um sabor especial.
A gastronomia tem influência chinesa, com ingredientes da Índia, do Laos e da Malásia, com muita riqueza na mistura de ingredientes. Com combinações de erva cidreira, leite de coco, gengibre, tamarindo, manjericão e muitas especiarias. O toque, mesmo que leve é picante, em maior ou menor intensidade.
O desjejum tem influência chinesa, com arroz com frango, porco, camarões, sempre há um ovo frito e pepinos acompanhando do prato. Já o almoço é mais leve com arroz frito, talharins e verduras.
Agora o jantar é a refeição mais especial, momento de desfrutar de variedades e sabores, no melhor estilo Thai.
QUE TAL UM JANTAR COM A ALEGRIA TAILANDESA, COM A RIQUEZA DE SABORES QUE CERTAMENTE CATIVARÁ SEUS CONVIDADOS, não esquecendo a sobremesa que são tão apreciadas pelos Tailandeses, feitas com frutas, gema de ovo, flor e arroz.
O Chef nos indica: FRANGO THAI É A PEDIDA PERFEITA NESSE CASO.
Tiras de frango grelhado no azeite, com especiarias, curry, gengibre, leite de coco, tiras de cenouras e coentro, para quem aprecia a erva.
Adicionar o noodles (macarrão bem fino, de arroz ou trigo) é a gosto do apreciador. Uma boa dose de pimenta vai dar o calor que essa culinária traz em suas origens.
Pode ser servido com um arroz também típico da região que tem um leve aroma de jasmim, bem saboroso.