
MICKEY E HAMBURGUER
Além do Fast Food
De influência de muitos povos, a gastronomia estadunidense é fruto das contribuições de diversos países, dos ingleses e demais europeus, mas também dos asiáticos, africanos e sul americanos, lembrando também dos índios.
Deve-se aos índios a presença de 03 ingredientes, o milho, o feijão e a abóbora, alimentos já usados quando da chegada dos europeus e muito utilizados ainda, talvez sendo a representação da culinária americana nativa nos cardápios atuais. Podemos ver isso nos feijões cozidos, no pão de milho, nas tortillas e na torta de abóbora usada no dia de Ação de Graças.
A escravidão presente em solo americano deixou para a culinária a influência africana, dentre as quais o famoso churrasco americano com os acompanhamentos de legumes, pois os negros eram responsáveis pela churrasqueira.
Dentre os europeus, os italianos foram os que mais influenciaram a culinária americana, chegaram ao país no começo do século 19. Atualmente 5% dos americanos se declaram de origem italiana. Pelo país há diversos bairros denominados “little Italy”, o mais famoso em Nova York. Mas pelas grandes e pequenas cidades os restaurantes são muitos e a pizza em pedaço já é parte do cardápio comum dos americanos.
Bastante extenso em seu território, tem um regionalismo culinário preponderante. Há um agrupamento tácito em seis regiões, como:
Os ingleses e a influência mexicana estão presentes na culinária no sul, a influência negra está no nordeste com a galinha frita como referência. Ao norte temos o arroz como base da culinária e em alguns lugares do norte as comidas de origem latina são preponderantes. Na Califórnia a comida é mais nativa, representando a origem americana.
No Oeste a presença de pratos à base de carnes e ao leste pela costa dos frutos do mar são presença garantida.
A cultura chinesa com sua culinária foi a última a chegar, no final do século XX, mas já ganhou muito espaço, principalmente nos fast’s food.
Por falar em fast food, essa forma de alimentação é bem característica dos EUA, pois lá não houve a presença da corte, com o requinte das ceias e eventos, bem como não havia a presença de grandes chefs.
Havia no colonizador a preocupação pela sobrevivência, portanto a praticidade e simplicidade incentivou a forma rápida de alimentação, que foi incrementada com a industrialização.
Os americanos, principalmente os que vivem em grandes cidades, acostumados a falta de tempo, prezam pelo café da manhã, sempre com ovos mexidos, pão, torradas, no almoço uma marmita com salada, um "hot dog", um sanduíche que se compra em alguma lojinha de conveniência. Agora o jantar é para relaxar, sendo a refeição mais importante do dia, com direito a entrada com salada, massas, prato principal com carne e sobremesa, E lógico os refrigerantes sempre presentes. E para dormir um bom copo de leite.
O café é a bebida mais consumida entre os americanos, precisam de café logo cedo e bebem vários ao longo do dia, um café no geral bem mais fraco que o nosso, também oriundo de diversas partes do mundo.
Comer nos EUA é basicamente poder experimentar vários tipos de comida, com influência do mundo todo, pois o país das oportunidades recebeu pessoas do mundo todo, que foram para lá com suas culturas, ingredientes e sabores, preservando a origem, mas também misturando e adaptando-se a outras. Um bom hambúrguer é sempre bem-vindo, mas existe muito mais. Você pode encontrar pratos incríveis de origem variadas, de chefs renomados ou de um simples "food truck" com uma saborosa comida mexicana ou que tal indiana?
Minha dica para você:
Vamos encarar uma experiência de comer tacos mexicanos em New York? Tortilhas de puro milho recheadas com uma carne de porco incrível ou de um camarão empanado e pode ser também um lagostim empanado. Indicamos aqui o Chelsea Market, onde se encontra um local rústico, bem simples, mas com os melhores tacos que já comemos em NY, chamado Los Mariscos, comida simples, mas de um sabor incrível e o preço então, sem duvida o melhor de NY. Dentro do mercado você ainda pode encontrar lagosta, mais comida mexicana e incríveis lembranças para os amigos.
Podemos também encarar um bom hambúrguer com batatas incríveis, com fatias generosas de bacon e uma maionese especial. Longe das redes de hambúrgueres, mas aqui, feito naquela lanchonete típica americana. Hambúrguer servido no prato em porções generosas. Comemos um hambúrguer incrível no ambienta bem novaiorquino, onde além de se comer bem, pode-se assistir um show de garçons cantores. Foi no chamado Ellen´s, experiencia inesquecível.
Deseja comer a comida do "mundo"? isso mesmo, escolha uma comida de algum no mundo e você encontrara nessa cidade.