

Feliz Navidad!
Como se sabe, no ocidente o Natal é uma das datas mais importantes do calendário. Celebrando o nascimento do menino Jesus, muitas pessoas festejam em torno de uma ceia na noite do dia 24 de dezembro ou um almoço no dia 25, trocando presentes trazidos pelo bom velhinho, Papai Noel, e aproveitando a data para rever os entes queridos.
Em Portugal a tradição é bastante semelhante, “Pai Natal” traz prendas para os miúdos obedientes e a família se reúne para refeições regadas a muito vinho, carnes, legumes e deliciosos doces portugueses.
Os pratos mais encontrados por aqui são o infalível bacalhau e outas carnes, como peru, cabrito, leitão, borrego e polvo, seguindo uma variedade incrível de receitas. Mesmo sendo um país pequeno em termos de território, Portugal possui tradições culinárias ricas e variadas, que mudam bastante de uma região para outra. Para facilitar, separei os pratos mais consumidos em tópicos:
Bacalhau
Preparado de várias maneiras, é o prato principal em quase todo país tanto na noite de Natal quanto no almoço do dia 25. As receitas mais encontradas são bacalhau da consoada - com couve refogada, batatas assadas e ovos cozidos - a roupa velha (deliciosa entrada feita com o bacalhau desfiado e legumes) e os assados com polvo e camarão.
Polvo
Pouco comum pra nós brasileiros, especialmente no Natal, as receitas com polvo são muito apreciadas na cozinha portuguesa. Encontrado com facilidade em todo país, o molusco é preparado com legumes, ervas e muito azeite, principalmente nas regiões do Minho e Douro (Norte) e no arquipélago dos Açores.
Peru
Como no Brasil, o peru assado é símbolo de uma mesa farta e recebe recheios e temperos locais, dando um sabor muito especial a essa carne tão versátil. Na região do Alentejo, é recheado com os embutidos típicos da região, chamados de enchidos alentejanos.
Acompanhamentos
Em Portugal, a tradição é servir sopa no início das refeições e no almoço de Natal o costume é preservado. Legumes refogados ou assados, purê de batata ou maçã, arroz com amêndoas, arroz árabe, quiches, batata doce com feijão verde e amêndoas… A variedade impressiona – e o sabor também 😊
Doces
Os saborosos doces portugueses são muito aguardados: rabanadas, migas doces, filhós de jerimú / abóbora-menina - servidas com calda de açúcar - aletria, bolinhos de bolina, mexidos de leite ou vinho, além das castanhas e frutos secos.
O Bolo Rei é o panetone dos portugueses e ocupa lugar de destaque na mesa de Natal, lindo e delicioso!
Em apenas um ano morando nesta terra que tanto amo ainda não tive a chance de explorar todas as maravilhas culinárias que o país tão generosamente oferece. Mas este é um convite a experimentar receitas portuguesas com aquele gostinho de comida familiar, que nos faz querer mais!
Colaboração - Minha amiga querida Ana Estevão, direto de Portugual.