

Lá tem Sinterklaas
Na Holanda a comemoração do Natal começa bem antes, em Novembro, quando o Sinterklaas e seu ajudante Zwarte Piet, entram nas cidades e visitam as casas.
Dizem que não é Papai Noel, apesar do vestuário muito parecido, e sim um bispo da Espanha que vem ver se as crianças se comportaram bem, trazendo presentes para as boazinhas e um saquinho de sal para as que se comportaram mal.
A visita começa da dupla começa em novembro e na véspera do dia da entrega dos presentes, que é dia 5 de dezembro, as crianças cantam músicas e deixam cenouras para o cavalo do Sinterklass e no dia 5 as crianças podem olhar os sapatinhos e ver se receberam presentes ou um saquinho de sal.
Uma ação bem interessante que acontece na época natalina na Holanda é o Serious Request, uma espécie de big brother, mas com o objetivo nobre de trazer atenção para uma situação triste, como a fome e orfandade.
Nesse evento 03 DJ’s ficam confinados numa casa de vidro e passam á base de dieta líquida. Nessa casa há transmissão de um programa musical 24 horas por dia e população paga para pedir músicas, fora muitas doações que são feitas para a causa a ser abraçada.
E finalmente nos dias 25 e 26 se comemora o Natal, tradicionalmente com famílias reunidas, prezando por atividades que unam a família.
No cardápio dos dias de natal, temos:
O Beef Wellington, que é uma massa folhada recheada com filé e patê.
O Pão de Natal, também chamado de kerststol, pão doce que leva frutas secas, passas, canela, raspas de limão e de laranja.
E durante todo o mês de dezembro, até o ano novo é tradição se comer a Oliebollen, que é uma espécie de bolinho de chuva grandão, com uva passa e cobertura de açúcar.
Fonte: https://www.brasileiraspelomundo.com/curiosidades-do-periodo-de-natal-na-holanda-49009775