top of page
tacosFoto de Carla Silva.jpg

MEXICANA - É ARDENTE, MAS É BOA DEMAIS

 É LENDÁRIA

Essa gastronomia vem de civilizações lendárias, em especial os Maias e Astecas, é uma culinária pré-colombiana. 

Picante é a marca desta culinária, podendo ser encontra em doces, chocolates e 

balas, mas o feijão e milho também estão na base da gastronomia. 

 

Pimentão, cação, abacaxi, mamão, ameixa, veado, coelho, tatu estavam entre os ingredientes mais usados pelos mexicanos quando os espanhóis chegaram.

Com a chegada dos espanhóis houve um acréscimo de novos ingredientes e formas de preparo diferentes, enriquecendo a culinária com cebola, arroz, carne bovina e outros tipos de pimentas e especiarias. 

A colonização espanhola no México começou pela Cidade do México, onde viram que o costume local era o consumo de pratos à base de milho, tais como a Tortilla. 

Pela grandeza territorial, a culinária é bastante regionalizada, com formas distintas de preparo e relevância de pratos, o que se encontra em abundância em uma região, não se encontra em outra, dada a distância e diversidade climática. Alguns autores dividem em 7 regiões com peculiaridades gastronômicas. 

Apesar de todo incremento trazido pelos europeus os mexicanos mantêm a tradição dos ancestrais indígenas, como a utilização de flores. 

Isso vem dos Aztecas que combinavam flores com aves e peixes, no preparo de pratos oferecidos aos imperadores nas festas. 

  

As flores além de darem um toque especial ao paladar, tem para os mexicanos a função de alegrar a visão e massagear o olfato.

No costume mexicano os momentos dedicados à alimentação são importantes e seguem algum ritual, como o horário. 

  • No desjejum, que vai de 7 a 10h, há a presença de pães, carne, ovos, café e não pode faltar a pimenta e a tortilha, pois essa última é considerada o pão dos mexicanos. 

  • No almoço, chamado Comida, que ocorre ente 14 e 17h30min, é o momento mais importante do dia, encontra-se sempre uma sopa na entrada, uma sopa seca, que é uma massa, um prato com carne, um prato a base de feijões e uma sobremesa.  

  • O jantar ou Merienda, a partir de 20h, encontramos molhos, pães de milho, presunto e tamales, que é uma massa a base de milho.   

Invariavelmente alguns pratos estão na mesa dos mexicanos, sendo muito tradicionais, alguns modificados com ingredientes trazidos pelos espanhóis.

 

No México o que mais se consome é : 

O Guacamole, feito a base abacate. O México é o país que mais utiliza o abacate em preparações salgadas. 

As Tortilhas que derivam pelas formas e recheios, como os tacos e burritos, sendo o Taco o mais tradicional e popular.

O Mole Poblano, que consiste em um molho de chocolate com pimenta, usado no geral com frango em festas e uma sopa de porco chamada Pozoli. 

As tradições são respeitadas, dentre as quais a festas dos mortos. Equivalente ao dia de finados no Brasil, ocasião de mesa farta, com muita comida deliciosa, em homenagem aos que se foram. 

Não podemos esquecer-nos de brindar tudo isso com uma tequila e toda a alegria e simpatia mexicana

Como bons brasileiros, conseguimos nos adaptar e nos transformarmos em grandes apreciadores dessa culinária, nos aproximando do principal princípio dos mexicanos, fartura e alegria na mesa. 

O Chefe indica: 

Que tal apreciar um Pico de Galo? Não estranhe o nome. Trata-se de uma salada super refrescante, que cai super bem para acompanhar um burrito, um taco de carne bem apimentado, ou mesmo um arroz mexicano bem preparado com carne ou frango.

 

O pico de galo é composto de pimentões de todas as cores, tomates frescos, cebolas e especiarias, regado com muito limão. 

Deixe aqui sua experiência gastronômica, a que mais lhe marcou ou seu comentário - clique aqui

Ícone Correio Circular
bottom of page