O Que Diz o Chef
Viajar pelo mundo através do paladar
Instigar a curiosidade pelo novo ou diferente
Viajar da cozinha para a mesa
Quando vamos visitar um país, estado ou mesmo a uma cidade, o primeiro lugar que vem à mente é conhecer o Mercado Municipal daquele lugar. E o que podemos encontrar naquele local? O sabor do país, o sabor da cidade onde você está.
São Paulo é considerada a Capital da Gastronomia, aqui é possível encontrar sabores do mundo inteiro, com certeza pratos preparados por alguns dos melhores Chefs do mundo, cada um com suas particularidades, sem nunca deixar de mostrar o sabor característico da culinária que representa.
Quero mostrar um pouco da cultura e sabor de vários lugares, de forma a aguçar a curiosidade das pessoas. Sabores do México, da Itália, de Minas Gerais, da África e que tal da Índia?
Meu propósito é demonstrar que é possível ter um pouquinho de tudo isso em sua casa, de uma forma simplificada, mas com sabor e alegria que se pode sentir em uma viagem gastronômica.
México: a culinária mexicana é bem característica, com muita pimenta. Bons exemplos de seus pratos são os conhecidos tacos, o famoso guacamole, as tortilhas de milho, o famoso Chilli e muito mais que nos instigam a querer mais e mais esses sabores.
Itália: temos nossos pés dentro da Itália, vivendo fora dela. Isso mesmo, uma de nossas origens são europeias, por conta da imigração, tem uma boa correlação com os hábitos italianos, principalmente. As massas, as alegres reuniões, etc... podem ser grandes exemplos dessa origem. Aqui entra a macarronada da mama, o nhoque, as porpetas, as festas italianas espalhadas pela nossa cidade com a alegria e festividade do povo italiano.
Índia: aguça a curiosidade de muitos. Um dos países mais populoso do mundo, também mais colorido e com sua culinária também colorindo nossa alma. Cheia de especiarias que acalentam e confortam nossos estômagos e corações.
Um prato indiano instiga os olhos, cheio de especiarias, coberto por cores dos vegetais. Frango com curry é um bom exemplo aqui. Saboroso e quente, pois o curry presente em quase todos os pratos na Índia, esquenta, aquece o corpo e ainda é bom para a saúde, mas isso é o papo para outro momento.
Minas Gerais: nossa, porque ela está aqui ganhando status de país? Mas isso aqui tem uma explicação. Quem não conhece algo da culinária mineira? Quem não conhece um torresmo ou um franguinho com polenta? E aquele com quiabo ou legumes? E lógico, tenho um pezinho lá, uai!
Não e só de pão de queijo que se vive um bom mineiro. O verdadeiro tutu mineiro, deixa qualquer pessoa feliz no final da degustação. E o franguinho com quiabo? Tudo bem, não gosta do quiabo, vai então uma polenta? Sou suspeito quanto a esse ponto. O amor desde que nasci pela comida de Minas Gerais não me deixa opinar.
A ideia é direcionar a leitura ao conhecimento da cultura de locais diversos, exemplificar e simplificar os pratos para dar a noção às pessoas do que encontrariam naquele local para saborear.
APERTEM OS CINTOS... QUERO DIZER... PEGUEM AS PANELAS... VAMOS VIAJAR E CURTIR A CULINÁRIA DO MUNDO.